As bem-aventuranças

Objetivo:
Levar os evangelizands a compreenderem que a realidade no intimo de cada um é que nos leva alcançar a felicidade; que os sofrimentos bem suportados com paciência e resignação nos levarão a venturança futura, e que se seguirmos os ensinamentos de Jesus desde cedo talvez não precisemos aprender pela dor para crescermos espiritualmente.
As Bem-Aventuranças, dentro do Sermão da Montanha, não são somente ensinamentos, são na verdade experiências íntimas da vida de Jesus. Não é para ser lida e ouvida simplesmente. É para ser sentida e refletida num profundo estado de espiritualidade. Mahatma Gandhi disse: “se toda a literatura espiritual da Humanidade perecesse, e só se salvasse o Sermão da Montanha, nada estaria perdido”.

Conteúdo:
Quem são os Bem aventurados? No sermão de Jesus ele fala:
1- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. humildade para reconhecer sua situação de aprendiz do Cristo
2- Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. resignação, luta contra seu interior para se melhorar moralmente, encarar os problemas da vida como aprendizado
3- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. cultivar a paz, agir sem violência
4- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão saciados. acreditar na justiça de Deus
5- Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Ter compaixão, saber perdoar e aceitar os defeitos do próximo
6- Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus. não dar abrigo para o ódio, a inveja, o orgulho, a maledicência... (nos atos e pensamentos)
7- Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. prezar pela paz
8- Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. não se revoltar ao ser incompreendido por seguir os ensinamentos de Deus

Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
Na realidade bem aventurados somos todos nós desde que sigamos as Leis de Deus.
Não precisamos necessariamente passar por todas as dores e sofrimentos para sermos bem aventurados.
Bem-Aventurança = Grande felicidade

http://www.scribd.com/doc/6617572/As-Bem-Aventurancas
http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo666.html
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/jesusensinamento3.htm

Procedimentos:
Iniciar a aula dizendo que hoje falaremos de felicidade. O que é felicidade? Como conseguir felicidade? Podemos comprar? Alguém pode nos dar de presente? Então como consegui-la??
Certa vez Jesus falou do alto de uma montanha para algumas pessoas, e ele nos ensinou a buscar a felicidade, falou que quem seguir os caminhos ditados por ele serão bem aventurados (felizes). Alguém tem alguma ideia do que ele falou? Ele falou que precisamos Ter algumas qualidades que veremos mais adiante...

Jogo: Dividir a turma em dois grupos.
Fazer perguntas ligadas ao dia a dia. As resposta deveria ser julgada pelos colegas se estão ou não de acordo com as Leis de Deus. E a cada resposta certa caminham uma casa no jogo e se errada ficam parados.
Deverão ser feitas 3 perguntas para cada grupo, relativas as bem-aventuranças. Pode ser feito um tabuleiro para ser preso em um dos murais. Os pinos podem ser taxinhas. (O ideal é que sejam feitas mais perguntas para caso as crianças errem as respostas o jogo chegue ao final do tabuleiro)


PERGUNTAS DO JOGO:

1- PERDÃO: em um jogo de futebol um amigo chuta, sem querer, sua canela. O que você faz?

2- AMOR AO PRÓXIMO: um colega de sala sempre vai mal vestido e seus melhores amigos ficam zoando ele. O que você faz?

3- HONESTIDADE: você vai ao mercado comprar pão e o caixa lhe dá troco a mais. O que você faz?

4- FÉ: sua mãe está muito doente e só tem você em casa para ajudá-la. O que você faz?

5- PAZ: você está na torcida das olimpíadas da escola quando começa a maior briga. O que você faz?

6- RESPONSABILIDADE: sua mãe está trabalhando e só tem você e seus irmãos mais novos em casa. O que você faz?

Fixação: Quem são os bem aventurados?
Fazer em papel pardo um cartaz com 6 virtudes. As crianças deverão ligar as virtudes aos casos do jogo e desenha-las para no cartaz.

O amor ensinado por Jesus

Módulo - Cristianismo
Tema: amor

Objetivo:
Aprender a importância dos ensinamentos trazidos por Jesus nos dias de hoje

Conteúdo:
O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap XI – amar ao próximo como a si mesmo
Amar, no sentido profundo do termo, é o homem ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros o que queira que estes lhe façam; é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunham seus irmãos, para suavizá-las; é considerar como sua a grande família humana, porque essa família todos a encontrareis, dentro de certo período, em mundos mais adiantados; e os Espíritos que a compõem são, como vós, filhos de Deus, destinados a se elevarem ao infinito. Assim, não podeis recusar aos vossos irmãos o que Deus liberalmente vos outorgou, porquanto, de vosso lado, muito vos alegraria que vossos irmãos vos dessem aquilo de que necessitais. Para todos os sofrimentos, tende, pois, sempre uma palavra de esperança e de conforto, a fim de que sejais inteiramente amor e justiça”. – A Lei de amor

Procedimentos:
-Ambientação (música – ele veio e prece Inicial)

- Relembrar a aula passada sobre Jesus e o que eles nos ensinou (amor, perdão, caridade, tolerância, humildade, não julgar, honestidade...)

INCENTIVO: Perguntar se eles sabem qual o maior símbolo de amor que O Planeta Terra já teve. Distribuir três imagens diferentes de Jesus em quebra-cabeças.



Depois que eles montarem perguntar por que Jesus é nosso maior símbolo do amor? Jesus nos ensinou duas lições muito importantes:
1- amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo
2- amar os nossos inimigos

DESENVOLVIMENTO 1: Mas o que Jesus quis dizer com amar? O que é amar?
- Ter compaixão (desejo de aliviar o sofrimento do outro), querer o bem, ajudar sempre que necessário, não ter ciumes, raiva ou egoísmo. Amar nosso inimigo não quer dizer que ficaremos abraçando ou beijando-o, mas significa que o ajudaremos no que precisar, que teremos compaixão por ele.
- Estágios dos homens: 1-INSTINTO, 2- SENSAÇÕES, 3- SENTIMENTOS (onde se encontra o amor). Os povos primitivos não conheciam o amor, ele surgiu na medida que os povos evoluíram. Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre
- Todos, desde uma criança pequena a uma pessoa má possuem a essência divina do amor. Seja por uma pessoa, um objeto ou um animal.
- "Amai bastante, para serdes amados." Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris. (1863.). Quanto mais a gente ama mais somos amados. Um grande exemplo dessa frase é perceber que normalmente só recebemos carinho quano o damos também. O amor transforma nosso sentimentos

DESENVOLVIMENTO 2: Podemos imaginar alguns tipos de amor? Distribuir pirulitos de coração com “tipos de amor” escrito.
Exs: amor à vida, amor ao próximo, amor aos inimigos, amor aos animais, amor à Deus, amor à família, amor ao estudo, amor ao trabalho, amor à natureza, amor ao dinheiro, amor ao esporte, amor à pátria, amor pelo namorado(a), amor à religião, amor aos ídolos...

Conversar com as crianças sobre os tópicos. Quais são amores saudáveis, amor como Jesus nos ensinou e quais são apenas paixão (gostar tanto de uma coisa que perde até o raciocínio)?

FIXAÇÃO:
Opção 1: jogar novamente o jogo: o que Jesus nos ensinou
Opção 2: desenhar o amor como Jesus nos ensinou

Prece final

Respeito

OBJETIVO:
Ajudá- los a perceber que devemos respeitar todas as pessoas, bem como as plantas, os animais, as regras e leis. Auxiliar para que compreendam que disputas só devem ser realizadas se forem saudáveis.

PROCEDIMENTOS:
- Ambientação (música e prece);
- Hora das novidades;

Momento 1: Esconder pela sala as letras da palavra respeito. As crianças deverão achá-las e descobrir o tema da aula.

O que significa a palavra respeito? O que é respeitar?
Sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração É não ser indiferente, não fazer pouco, não ofender ou magoar de propósito.

Momento 2: Dinâmica do 'O que ou a quem devemos respeitar'
Dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo receberá uma folha com uma frase e uma pergunta:

Devemos respeitar as pessoas, e suas diferenças (como fazemos isso?)
Devemos respeitar nossa família, nossos pais (como fazemos isso?)
Devemos respeitar a natureza e as leis de Deus (como fazemos isso?)
Devemos respeitar as leis da nossa cidade (como fazemos isso?)

Deixar que cada grupo converse por 5 minutos entre si e pedir as respostas. Pedir que expressem a resposta em um desenho. Dar 10 minutos para desenvolverem o desenho e pedir que cada grupo se apresente. O evangelizador deverá aprofundar a ideia com as crianças durante suas apresentações...

- Pedir a cada grupo que dentro do seu tema, eles citem atitudes que demonstram falta de respeito.
Ex: falta de respeito com as pessoas, falta de respeito com a família, falta de respeito com a natureza, falta de respeito com as leis

- Pedir que citem exemplos vividos por eles relacionados ao respeito. Perguntar se eles já ouviram falar de Bulling. O que é?! (agressão física ou moral que acontece repetidamente)
"você já foi desrespeitado? Como você se sentiu?"."para você ser respeitado, tem que saber respeitar"

Fazer eles entenderem a importância do respeito mútuo, entenderem a lei de causa e efeito, perceberem que algo está errado na atitude deles e que esta na hora de mudarem, afinal, estão crescendo.

É melhor ser respeitoso, sempre, em qualquer lugar e com todos, afinal de contas, se não gostaram de ser desrespeitados, sabem como isto é ruim, e isso é motivo suficiente para respeitarem os outros.

- Momento 3: Perguntar se devemos ter respeito conosco mesmos.
Perguntar o que é ter respeito por si próprio.

É não se permitir cair em vícios, sejam eles físicos - fumo, drogas, álcool, sexo desenfreado - ou morais - mentira, calúnia, roubo, traição, preguiça...
Respeitar- se é não se colocar em situação de sofrer um mal desnecessário; é ter uma postura, uma forma de agir tal que os outros sintam- se praticamente obrigados a nos respeitar. Uma pessoa que se respeita mostra isso aos outros e naturalmente eles a respeitarão.

Influencia dos Espíritos


Objetivo:
Explicar a importância de manter o pensamento harmonizado para ficar equilibrado e manter sintonia com os bons espíritos. Explicar que a pessoa desarmonizada esta sujeita a influência dos maus espíritos através do pensamento, mas que não somos como marionetes e que é o nosso livre-arbítrio que determina se tal influência tem ou não efeito.

Conteúdo:
LE, 459 a 462, 464, 519, 530, 537, 538, 538 a 843; Sexo e Destino (André Luiz / F. C. Xavier e Waldo Vieira), cap. 6; Missionários da Luz (André Luiz/ F. C. Xavier), cap. 11; Nosso Lar (André Luiz / F. C. Xavier), cap. 50; Os Mensageiros (André Luiz / F.C. Xavier), cap. 41

Procedimento:
-Ambientação – Música e Prece

Introdução ao tema:
distribuir aos evangelizandos pedaços de papel celofane, em formato de coração, de diversas cores (preto, vermelho, amarelo, azul, transparente). Pedir que eles andem pela sala, olhando através do papel colorido, olhando o mundo através daquela cor. Após alguns minutos, as crianças devem trocar os pedaços de papel com os colegas, diversas vezes, até que todos tenham observado a sala com todas as cores de papel.

- Indagar aos evangelizandos:

Enxergaram bem com todas as cores? 
Era mais fácil de ver com alguma cor? Por quê?
Com qual cor gostaram mais? Por quê?

- O evangelizador deve ajudar os alunos a concluir que era difícil enxergar através do preto, que tudo parecia triste; que através do amarelo as coisas pareciam ter cores que não possuem; que quanto mais escura a cor (vermelho, azul), mais difícil de ver; que através do papel celofane transparente era possível perceber melhor os objetos, os outros papéis coloridos e a expressão dos colegas. 

- Explicar que os papéis celofanes simbolizam que cada pessoa vê a vida e o mundo conforme os sentimentos que possui, de acordo com as coisas que pensa. Por isso as pessoas percebem de diferentes maneiras as mesmas coisas, como se cada uma olhasse através de uma folha colorida diferente.

- lembrar a importância do pensamento e das palavras, modos como expressamos os sentimentos que temos no coração. O pensamento positivo é um hábito que se adquire praticando. Através do pensamento é que se originam nossas atitudes, por isso a importância dos pensamentos otimistas. Pensamentos negativos, pessimistas, são como lixo: poluem a mente e o corpo, ocasionando sensações ruins.

- Diante de um mesmo problema um pode ver com esperança e outro com pessimismo...

- Mas como ter pensamentos bons? Procurando ver sempre o lado bom das coisas, escolhendo coisas construtivas para fazer, leituras edificantes, brincadeiras e conversas positivas (sem fofocas, brigas, brincadeiras de guerra ou filmes de terror); estando em sintonia com a Espiritualidade Superior através da prece, sendo otimista. Perante as dificuldades nossas atitudes devem ser de fé e confiança em Deus, crença em si mesmo (nas capacidades que possuímos), oração e vontade de agir corretamente.


Desenvolvimento:
Mostrar as imagens. O que será que essas pessoas estão pensando. Coisas boas ou ruins?!
Mostrar as duas imagens para as crianças e deixar que falem livremente. Perguntar o que estão entendendo a respeito das imagens. Explicar que embora normalmente não possamos vê-los e nem senti-los, os espíritos estão sempre a nossa volta e que de acordo com os nossos pensamentos nos ligamos mentalmente aos espíritos bons ou maus.

Quando temos atitudes voltadas para o bem e estamos com nossa consciência tranqüila, sem culpas e sem remorsos temos mais facilidades de entrar em sintonia com os bons espíritos, sendo intuídos para fazermos o bem. Se por outro lado, nossos pensamentos são voltados para o mal, nos ligamos aos espíritos das sombras, que procuram nos induzir a fazer coisas erradas.

Embora eles possam tentar nos influenciar pela força do pensamento, nosso livre arbítrio, a nossa vontade e senso crítico moral entre o certo e o errado é o que determina se iremos atender ou não a estas influências.
- Explicar que quando pensamos é como que se uma televisão se formasse ao lado da nossa cabeça, permitindo que os desencarnados vejam tudo. Por isso, por mais que a gente não faça algo errado, o simples fato de pensar em vingança, no mal de alguem, Ter ciumes, pensar em brigas, assistir filmes ou jogar jogos violentos, falar palavrão já é suficiente para atrair espíritos inferiores.

- Exemplificar a sintonia espiritual mostrando diferentes tomadas (com diferentes encaixes) ou algo que represente diferentes encaixes. As tomadas que se encaixam são como os nossos pensamentos que se ligam a outros pensamentos na mesma sintonia. Assim, bons pensamentos irão sintonizar com outros pensamentos também bons. Da mesma maneira, pensamentos e atitudes negativas irão atrair sintonia na mesma vibração.

- Por isso a prece é tão importante, ela é a nossa proteção. Quando oramos com fé afastamos os espíritos inferiores. Quando brigamos, estamos nervosos ou com raiva não devemos falar palavrão, mas sim tentar se acalmar, fazer uma prece, substituir pensamentos ruins por outros de boa vibração para que não atraiamos espíritos inferiores.

Fixação: O que eu penso?
Dar o desenho da nuvenzinha e pedir que eles desenhem coisas que eles pensam e avaliem se isso atrai espíritos bons ou inferiores para o seu lado


- Música e Prece final

Espírito Protetor


Objetivo:
Entender que todos temos alguém ao nosso lado, nos incentivando a praticar o bem e nos ajudando sempre que o chamamos através da prece sincera.

Conteúdo:
LE, perguntas 489 a 521.

Procedimento:
-Ambientação – Música e Prece

Introdução ao tema:
Colocar diversos obstáculos pela sala. Dividir as crianças em duplas. Uma fica com os olhos vendados, e a outra irá guia-lo. Depois de 5 minutos trocar as funções. Eles deverão dar uma volta pela sala.

Perguntar se eles sabem quem é que nos guia, que nos protege durante toda a nossa vida.

Contar para as crianças que a Doutrina Espírita nos ensina que todos nós temos Espíritos vinculados a nós, desde nosso nascimento, que pela intuição buscam nos orientar e nos auxiliar. Eles cumprem junto a nós a missão de um pai junto ao filho, nos auxiliando com seus conselhos e nos confortando em nossas aflições.

Ficam felizes quando agimos certo e se entristecem quando caímos. Seu nome pouco importa, mas na maioria das vezes são almas vinculadas a nós por laços afetivos. Temos várias denominações para esses Espíritos: Mentor Espiritual, Anjo da Guarda, Anjo Guardião,etc. Lembrar da história de Chico Xavier, Emmanuel era seu mentor.

Contar a história: AJUDA DOS CÉUS – Com ajuda de figuras

Esconder 4 perguntas pela sala, dividi-los em duplas e novamente vendar os olhos de uma criança da dupla. Juntos deverão encontrar as perguntas, mas apenas o que está de olhos vendados poderá pegá-la.

Desenvolvimento:
Como nosso anjo da guarda entra em contato conosco? Ele nos fala através da intuição, é uma voz interior que nos dá uma ideia no caminho do bem. Ele também pode se manifestar através dos conselhos de um amigo (lembrar que amigo verdadeiro só dá conselhos para o bem), da palavra de consolo de um colega de sala de aula ou de alguém próximo a nós, de uma leitura, história, entre outras maneiras.

Muitas vezes se comunica conosco durante o sono do corpo físico. Às vezes, através até mesmo de algo que parece um imprevisto, um atraso, mas que é algo que ocorre para o nosso bem. Quando algo não dá certo, precisamos confiar na bondade de Deus, não falar mal, não reclamar, não se revoltar, esperar um pouco, porque Deus sempre faz pelo melhor, mesmo que não entendamos no momento, mais tarde vamos perceber que também aquilo foi para o nosso bem. Neste momento o evangelizador poderá citar um exemplo verdadeiro que seja de seu conhecimento e de fácil entendimento pelos evangelizandos.

Como podemos nos comunicar com nosso anjo guardião? Através da prece, ouvindo sua voz quando nos dá bons conselhos. E quando devemos orar? A qualquer hora e em qualquer lugar. Nosso primeiro pensamento do dia pode ser para o nosso anjo guardião, agradecendo a ele por ter aceitado nos auxiliar nesta vida e pedindo a proteção, os conselhos para o bem e a ajuda necessária para aquele dia. Quanto mais coisas boas fizermos, mais ligados a ele nos tornamos, e ele tem melhores condições de nos auxiliar. Quando formos dormir, também é importante pedir que nos aconselhe durante o sono, e que nos acompanhe onde formos, em espírito, durante o sono do corpo físico.

Até quando ele fica conosco? O Espírito protetor pode se dedicar a uma criatura por vária existências. Se a criatura não atende absolutamente seus conselhos, ele se afasta, mas não a abandona completamente. Fica por perto para auxiliá- la quando ela voltar ao caminho. A missão do Espírito protetor é ajudar o homem a progredir. É sempre de natureza superior ao protegido.

Não se esqueçam nunca de que seu Espírito protetor estará sempre ao seu lado, toda vez que se sentirem sozinhos ou sentirem medo orem pedindo a ele que os ajudem no momento difícil, e que os proteja. E quando estiverem felizes, não se esqueçam de orar a Deus e lhe agradecer por momentos tão bons. Se soubermos pedir e também agradecer, certamente, seremos mais felizes.

Como é nosso anjo da guarda? Ele tem asas?
Explicar que o nosso ‘anjo da guarda’ é parecido com a gente, mas um pouco mais evoluído. Quando oramos, estamos nos conectando com ele. Explicar para as crianças que ele não tem asas, pois não precisa delas. O que ele tem é um coração mais evoluído; uma moral mais elevada, É um Espírito desencarnado destinado por Deus para nos auxiliar e dar bons conselhos nesta existência.


Fixação: Fazer um relaxamento com as crianças e após pedir que desenhem seu espírito protetor, e, se quiserem criem um nome para ele.

Neste momento, vamos todos fechar os olhos e ir fazendo e imaginando aquilo que eu for dizendo...

Vamos respirar fundo uma vez ... duas vezes... sentindo o ar entrar e sair dos pulmões... mais uma vez, respirando fundo.

Agora vamos contar até três.

Um, sentindo os braços e as pernas relaxadas... Dois, sentindo a barriga, o pescoço e a cabeça sem nenhuma pressão... Três, sentindo todo o corpo relaxado e muito bem.

Agora imagine um lugar bonito, cheio de plantas e pássaros e um belo jardim. Veja as árvores, as flores e um lago, com águas tranquilas e limpas.

Agora você vai se imaginar sentado, pode ser em uma cadeira, neste belo lugar. Você está calmo e tranqüilo, ouvindo os passarinhos e sentindo o vento nos cabelos.

Você está esperando alguém chegar. De repente você sente que uma alegria o invade e você olha e vê aquele olhar calmo, sereno, aquele sorriso contagiante. Você reconhece seu anjo da guarda, seu espírito protetor.

Ao vê-lo, você se sente envolvido por um abraço cheio de energias positivas. Vocês dois sentam-se para conversar e suas palavras cheias de amor e sabedoria invadem o seu coração... Você sabe que ele lhe ama muito e quer o seu bem, acompanha você desde antes de ter reencarnado, protege você e te dá bons conselhos.

Ele diz que você pode conversar com ele sempre que quiser, através da prece. Diz também que ele vai continuar te aconselhando a seguir no caminho do bem. Você está ouvindo tudo com muita atenção. A conversa é calma e tranqüila.

Antes de ir embora, ele te dá um último conselho: um conselho para o bem, mas que só você sabe o que é. Neste momento você está ouvindo este conselho...

Seu anjo da guarda então se despede de você com um abraço especial e diz que estará sempre com você, te auxiliando.

Você, então, vê ele se afastar e observa novamente o lugar onde está: um jardim muito bonito. Foi um encontro muito especial, mas agora é preciso retornar para a sala de aula.

Devagar, você vai se espreguiçar enquanto eu conto de um a três. Um, espreguiçando os braços ... Dois, espreguiçando as pernas ... Três, dando um grande bocejo... Você está novamente se sentindo bem, e nesta sala de aula. Pode abrir levemente os olhos e se espreguiçar mais uma vez. Para dizer que está tudo bem, dê um sorriso.”


- Música e Prece final


AJUDA DOS CÉUS


A garota de pernas longas e ossudas, cabelo crespo e bochechas cobertas de sardas, voltava para casa de bicicleta.
Distraída, pensava em que teria feito sua mãe para o jantar. Ao virar a esquina, um carro surgiu ao lado, com dois jovens dentro.
Ela pensou se tratar de amigos de seu irmão. O que estava no banco do carona se inclinou para fora da janela, em sua direção.
Ele tinha cabelos longos e parecia com seu irmão Michael.
Ele sorriu e perguntou se ela não desejava uma carona até em casa.
Não, obrigada – respondeu. – Moro logo ali, depois da esquina. Estou quase chegando.
Ele insistiu: Vem. Vai ser divertido. Vem dar uma volta com a gente.
Ela olhou em torno. Não havia ninguém. Nenhum carro passando. A rua estava vazia.
Começou a sentir um mal-estar, mas não conseguia se mexer. Parecia estar hipnotizada.
Nesse instante, uma voz soou em seu ouvido. Ou, ao menos, ela pensou que fosse em seu ouvido.
Corre! Se manda.
Imagens de sua casa começaram a piscar na mente na menina de 11 anos.
Despertou da paralisia que o medo lhe provocara e pedalou o mais rápido que pôde, em direção à sua casa.
O carro se afastou na direção oposta.
Chegou em casa com dor no peito, por ter prendido a respiração e pedalado com tanta força.
Tremendo ainda, correu aos braços de sua mãe, contando o que acontecera.
Infelizmente, como fazem muitos pais, ela não deu maior importância àquilo que fora uma tentativa de seqüestro infantil.
Mas o comando daquela voz salvara a garota.
O episódio a marcou profundamente. Mais de vinte anos passados, ela recorda da cena em todos os detalhes.

Naquele dia, ela lembra ter prometido a si mesma que, ao crescer, faria algo para proteger as crianças de agressores.
Não sabia direito como, mas tinha certeza de que, um dia, se dedicaria a essa causa.
Pensou em ser advogada e juíza, para distribuir sentenças severas a pessoas que maltratavam crianças.
Adulta, ela ajudou a criar um sistema de alerta a rapto de crianças nos EUA, onde reside.
Mas, a grande certeza que guarda do episódio, é de que naquele dia aterrorizante, aos 11 anos de idade, havia um anjo em seu ombro.
O anjo, tanto a protegeu naquela tarde quanto, diz ela mesma, a colocou no caminho que deveria seguir na vida adulta.
Traçando perfis de criminosos para a polícia, auxiliando na captura de raptores, ela se sente gratificada.
Mais ainda, quando suas palavras podem aliviar a dor dos parentes de uma vítima, retirando um peso de seus corações.

* * *

Poucos nos damos conta do quanto somos protegidos. Isso porque a proteção é sutil.
As idéias brotam como uma intuição e quase sempre as creditamos à conta de nós mesmos.
Atravesse a rua. Siga por aquele caminho. Olhe para trás.
Por vezes, o socorro é providenciado através da interferência feliz de um parente, amigo, ou até um desconhecido.
Alguém que chega e nos sugere algo. Alguém que passa e nos socorre.
Pense nisso e fique atento à ajuda que os céus lhe remetem todos os dias, aprendendo a ouvir com lucidez e ser grato.

Fonte: Texto da Redação do Momento Espírita com base no cap. 3 do livro Não é preciso dizer adeus, de Allison Dubois, ed. Sextante.



Corpo e Espírito

Módulo - Espiritismo
Tema: Corpo e espírito

Objetivo:
Conscientizar os evangelizandos de que todas as pessoas são formadas de corpo físico e Espírito. Que cuidamos de nosso Espírito quando temos boas atitudes, estudamos, obedecemos aos pais, desejamos o bem aos nossos semelhantes, participamos da Evangelização Infantil, perdoamos, respeitamos o nosso próximo. Quando morremos apenas o corpo físico morre, o Espírito continua vivo.

Conteúdo:
Corpo - matéria.

Espírito - No sentido especial da Doutrina Espírita, os Espíritos são os seres inteligentes da criação, que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invisível. Não são seres oriundos de uma criação especial, porém, as almas dos que viveram na Terra, ou nas outras esferas, e que deixaram o invólucro corporal. => L.E. - "Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material."

Perispírito: Invólucro semimaterial do Espírito depois de sua separação do corpo. Nos encarnados, serve de laço ou intermediário entre o Espírito e a matéria. O Espírito o tira do mundo em que se acha e o troca ao passar de um a outro. Ele é mais ou menos sutil ou grosseiro, segundo a natureza de cada globo. O perispírito pode tomar todas as formas à vontade do Espírito; ordinariamente ele assume a imagem que este tinha em sua última existência corporal. Embora de natureza etérea, a substância do perispírito é suscetível de certas modificações que a tornam perceptível à nossa vista. É o que se dá nas aparições. Ela pode até, por sua união com o fluido de certas pessoas, tornar-se temporariamente tangível, isto é, oferecer ao toque a resistência de um corpo sólido, como se vê nas aparições estereológicas ou palpáveis. O perispírito é, para o Espírito, o que o perisperma é para o germe do fruto. A amêndoa despojada do seu invólucro lenhoso, encerra o germe sob o invólucro delicado do perisperma.

Cordão fluídico: Conduto energético que liga o perispírito ao corpo físico, quando dos desdobramentos; também denominado de cordão astral, cordão fluídico, cordão de luz, fio de prata, cordão perispirítico. Espécie de , como o nome diz, "cordão" que liga o perispírito e, conseqüentemente, o espírito ao corpo físico. É inprenscindível à vida de relação, por assim dizer, pois assegura a perfeita e pontual realização das funções biológicas vitais durante o período do sono natural, no qual o corpo material fica ligado por tal cordão ao seu espírito, que então se desprende para interagir no mundo espiritual durante o período de entorpecimento dos sentidos que caracteriza o sono.

Alma: É o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação.


Procedimento:
INTRODUÇÃO AO TEMA: Brincadeira o que é o que é:
01 – Coisas que podemos pegar, ver e sentir (ex.: qualquer tipo de matéria: cadeira, mesa, roupa).
02 – Coisas que podemos ver, algumas até sentir, mas não conseguimos pegar (ex.: fumaça, água, luz, nuvens, fogo...).
03 – Coisas que podemos ouvir, mas não podemos pegar e ver (ex.: música, trovão, vozes, barulhos diversos).
04 – Coisas que podemos sentir e sabemos que existe, mas não podemos pegar ou ver (ex.: ar, vento, os gazes, eletricidade).
05 – Algo que sabemos que existe, mas não podemos ver, ouvir, pegar e sentir, exceto é claro, raras pessoas (Espírito).

Na pergunta nº 05 se não souberem a resposta (ou mesmo antes de responderem), o evangelizador deverá dar dicas para que possam descobrir a resposta correta.
Dicas para a pergunta nº 05:
1ª Dica: habitam por toda a parte.
2ª Dica: são diferentes uns dos outros (perfeitos ou puros, bons e imperfeitos).
3ª Dica: é a parte inteligente do corpo (é ele quem pensa, fala e sente).
4ª Dica: quando nasce, reencarna (encarnados: almas revestidas de um corpo material para evoluírem).
5ª Dica: quando morre, desencarna (só o corpo físico morre, pois ele continua vivo).
6ª Dica: É imortal (nunca morre).

DESENVOLVIMENTO 1: O que é o espírito?
Espírito é aquele que tem capacidade de pensar e sentir emoções. Não é o corpo que fica triste ou feliz, é o espírito! Ele é o princípio inteligente do universo.
Dizer que quando Deus criou o universo ele criou duas coisas: a matéria e o espírito
A matéria não tem vida. O nosso corpo é matéria. Nós somos um espírito que habita um corpo. É o espírito que dá vida ao corpo.

Mostrar um balão murcho. Perguntar se é possível brincar com ele murcho e o que é preciso fazer para que possamos brincar com ele? Encher o balão de ar. Nós vemos o ar que está no balão? E nosso corpo físico precisa de quem para poder trabalhar na Terra? Do Espírito.

Após as perguntas o evangelizador deverá encher um balão até estourar e depois relacionar o Espírito com ar, e o corpo com os pedaços de bexiga:

O que aconteceu com o ar que estava dentro do balão? Continua tendo as mesmas propriedades.

Para que servem os pedaços da bexiga estourada? Tem alguma utilidade? Se decompõe na natureza ou é reciclado.

Obs.: o Espírito vai para o Mundo Espiritual e continua a sua trajetória evolutiva; o corpo físico se decompõe, servindo de alimento para vermes pequenos. Não ressuscita, não retorna a vida.

Explicar que somos formados de corpo e Espírito. Nós não enxergamos o nosso Espírito assim como não enxergamos o ar do balão. O que dá vida ao corpo é o Espírito que é imortal. Quando morremos, isto é, desencarnamos, o Espírito continua vivo. O que levamos com a morte do corpo físico são nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Não levamos, porém, os bens materiais (nossos cadernos, bicicleta, boneca, computador, TV, nossa casa).

Montar com as crianças um modelo – corpo, espírito e perispírito, com cordão fluídico. Explicar o que é cada um deles e como funciona na morte e no sono
(Desenhar um corpo em papel pardo com canetinha, desenhar o mesmo corpo em papel vegetal com lápis de cor. Cortar uma estrela dourada e colar em cima do desenho no papel vegetal, representando o espírito que não tem forma. Recortar e ligar o corpo de papel pardo ao de papel vegetal com fitilho prateado - os desenhos, recortes e colagem devem ser feitos pelas crianças)

DESENVOLVIMENTO 2: Como podemos cuidar do nosso Espírito?
Tendo boas atitudes, pensamentos e sentimentos
Citar exemplos de atitudes positivas: ser amigo, falar sempre a verdade, obedecer aos pais e professores, estudar, participar da Evangelização Infantil, ser pacífico (não brigar), ajudar quando solicitado ou mesmo sem ser solicitado, ser o ajudante da aula, orar, pedir desculpas, perdoar, respeitar o próximo.

EU sou um Espírito encarnado e posso atrair ESPÍRITOS BONS ou ESPÍRITOS INFERIORES de acordo com o meu modo de agir (comportamentos). Quando tenho atitudes ruins, nosso perispírito fica com marcas escuras, mas quando praticamos o bem, essas marcas tornam-se pontos de luz.

FIXAÇÃO: Dar um contorno de corpo humano em um A4 simbolizando o espírito.
Formular ações: você mata aula, você briga muito, xinga, cuida dos animais, ajuda em casa....
e eles vão marcando se essas atitudes criam pontinhos escuros ou de luz .Em seguida formular perguntas que sejam de ações no bem e mostrar que sempre temos chance de sermos melhores, basta querer. E assim limparemos nos perispírito, o melhor é que nos tornamos Bons.

Depois de colocar os pontos de luz ou escuros, dar um contorno igual ao anterior para que eles façam o corpo físico e o coloquem por cima do perispírito. Os dois desenhos devem ser ligados por fitilho prata ou barbante, simbolizando o cordão de prata.

- Música e prece final

Reencarnação


Objetivo:
Entender a reencarnação como uma oportunidade que Deus nos dá para evoluirmos, de corrigirmos nossos erros do passado e nos tornarmos pessoas melhores. Todas as coisas que fazemos em nossa vida tem uma consequencia, boa ou ruim, dependendo dos nossos atos. Nosso progresso depende apenas do caminho que escolhemos seguir. É nossa responsabilidade que nossa reencarnação dê certo.

Conteúdo:
http://www.cvdee.org.br/, http://www.searadomestre.com.br/

Procedimento:
-Ambientação – Música e Prece
-Relembrar a aula sobre Plano espiritual. Dizer que os Espíritos enquanto aguardam seu retorno a terra ficam se preparando, estudando e trabalhando para poder aproveitar bem sua encarnação.. Explicar que os bebês (espíritos) não nascem ao acaso, em qualquer lugar, já eram amigos no plano espiritual e planejaram juntos esta nova vida, para que uns pudessem auxiliar os outros.

-Atividade inicial: Riscar no chão uma linha sinuosa.
Formar a fila das crianças e entregar à primeira uma colher e uma bolinha de ping pong. Pedir para que ela caminhe rapidamente sobre a linha traçada equilibrando a bolinha na colher, sem deixar cair.
Quem conseguir caminhar sem deixar a bolinha cair, termina a atividade. Aquele que deixar a bolinha cair no chão, tem nova oportunidade de recomeçar (no início da linha) mas com um grau de dificuldade maior: deverá segurar a colher com um dos braços esticados. (Aproveitar para criar aquele suspense: vocês acham que ele merece uma nova chance?)

Terminada a atividade perguntar as crianças:
Como foi chegar ao final da linha sinuosa?
Você ficou feliz quando teve uma nova oportunidade de recomeçar?
Seria mais fácil se tivesse prestado maior atenção na primeira vez para não deixar cair a bolinha no chão?

Comparar com a reencarnação. Deus nos dá sempre novas oportunidades de aprendermos, de acertarmos. Quantas forem necessárias, entretanto, quanto mais tempo persistirmos no erro por provas mais difíceis iremos passar.

Desenvolvimento:
Esconder algumas perguntas pela sala. Aquele que encontrar deverá tentar responde-la

-Quantas vezes reencarnamos?
Temos muitas coisas para aprender e uma única reencarnação não dá tempo de aprender tudo.

- Meu corpo será sempre o mesmo em todas as minhas reencarnações?
Não, o corpo físico terá sempre as caracteristicas dos pais biológicos. O espírito é sempre o mesmo.

-Para que serve a reencarnação?
Explicar que a encarnação serve para que nós possamos progredir, evoluir, aprender, corrigir erros. As pessoas precisam resgatar todas as coisas ruins que elas fizeram em outras vidas. Se foram egoistas precisam aprender a humildade. Se fizeram mal a muitas pessoas precisam aprender a amar... Todas as pessoas do Planeta Terra estão encarnadas para aprender, ninguém é perfeito.
Deus nos dá muitas chances de progredirmos. Em cada existência temos a oportunidade de nos tornarmos melhores, o que mostra o amor de Deus por nós.
Apenas 5 pessoas de cada mil aproveitam integralmente sua rencarnação para aprender e se melhorar (livro Sexo e Destino)

Por que não lembramos do nosso passado?
Para facilitar o aprendizado, e para reparar as faltas cometidas, pois já erramos várias vezes e teríamos vergonha de nossos erros. Também para facilitar a reaproximação com pessoas que não gostamos ou que precisamos aprender a amar.

-Por que nascemos pobres ou ricos?
-Reencarnamos em diferentes condições: ricos ou pobres, de uma raça, morando em um país ou outro, como homem ou mulher.... planejamos passar por situações necessáriárias para aprendermos alguma coisa, a humildade, o amor, o perdão...


Por que pessoas nascem deformadas ou com doenças sérias?
Muitas vezes são provas, escolhem vir com deficiencias. Por exemplo: nascer cego para aprender a ser humilde, aceitar a ajuda do proximo... ou pode ser também uma consequencia de atos de outras vidas. Se fumou muito nasce com um sério problema no pulmão...

- Por que posso não gostar de alguém da minha família?
-Existe uma lei que rege as reencarnações, Lei de Causa e Efeito. Todo efeito tem uma causa: Se toma sol demais, fica com insolação, Se come demais, passa mal, Se for invejoso ou fofoqueiro, perde os amigos, Se mentir, vão descobrir e não confiam mais, Se brigou com alguém e não perdoou, talvez tenha que reencarnar para apreender a conviver com aquela pessoa. Muitas vezes inimigos de outras vidas nascem na nossa família para que aprendamos conviver e perdoar.

- Quem normalmente planeja nossa reencarnação?
Nós planejamos com a ajuda de espíritos superiores. Entretanto, há espíritos muito inferiores, que não tem a condição de ajudar nesse planejamento.

- Podemos já conhecer nossos parentes e amigos de outras vidas?
Muitas vezes encontramos na Terra espíritos amigos que ajudam no nosso progresso.


História:
Contar uma história sobre reencarnação (Exemplo história de Fernando).
A história pode ser livremente escolhida, e deve contar a história de uma vida - principais fatos, características da personalidade, erros e acertos da vida, terminando com a morte do personagem e sua estadia da erraticidade.

A partir daí, agindo como se fôssemos a equipe responsável pelo planejamento da reencarnação desse Espírito, discutir com as crianças como deveria ser a próxima reencarnação desse personagem - como deveria ser sua família, suas condições físicas, e os principais acontecimentos e/ou situações a que deveria estar exposto, durante a existência, Dar bastante enfoque à oportunidade de "aprendizado" e não ao "castigo" (a primeira tendência das crianças é sugerir situações de "castigo", foi o que observamos). Enfatizar a lei de causa e efeito.
Em seguida, em uma grande folha de papel pardo, deitamos uma das crianças e fizemos sua silhueta; a partir dessa silhueta, a turma foi construindo um cartaz que seria o planejamento reencarnatório desse Espírito - por exemplo, o personagem fumava em sua existência anterior, por isso, nesse planejamento, teve os pulmões pintados de cinza, significando que sofreria de bronquite na infância, como conseqüência disso.

Completar o máximo possível o cartaz, com várias observações acerca de sua família, condições financeiras, dificuldades e oportunidades que teria. (esse trabalho será a fixação. Se necessário separar em 2 grupos cada evangelizador fica com um grupo, a silueta poderá já estar desenhada para economizar tempo)

Conclusão:
- É de nossa inteira responsabilidade cuidarmos para que tudo que planejamos para nossa reencarnação dê certo. Para isso é preciso que sempre tenhamos boas atitudes, que oremos em momentos de dúvida, pedindo ao nosso anjo da guarda que nos mostre o melhor caminho a seguir, e com certeza teremos auxílio.

- Não devemos esquecer que a reencarnação é um presente de Deus. E jamais devemos matar alguém ou nos matarmos. Suicídio é uma atitude que traz muito arrependimento e aumenta o nosso sofrimento. Não existem problemas sem solução, Deus, Pai amoroso e justo, sempre nos dá as condições necessárias para superarmos nossas dificuldades.

- Música e Prece final


História de Fernando:
- Fernando nasceu no Rio de Janeiro.

- Sua mãe ficava em casa cuidando dele e mais 4 irmãos, enquanto seu pai trabalhava como pintor em algumas obras que apareciam.

- Desde pequeno Fernando se achava melhor que os irmãos. Se negava a dividir o pouco que tinha, não queria dividir roupas ou cama com os irmãos mais novos, não valorizava nada que tinha, quebrava portas ou pratos quando estava irritado. Mal falava com os pais, e nunca ouvia seus conselhos.

- Sua grande paixão era sua irmã mais nova, essa sim ele amava e fazia de tudo para agradá-la.

- Aos 12 anos começou a fumar, pois pensava assim que aparentava ficar mais velho, e era moda entre seus amigos. Era fiel e divertido, sempre aconselhava seus amigos quando estes tinham problemas.

- Sua mãe sempre insistiu que seus filhos estudassem para Ter um bom emprego no futuro, mas aos 14 anos Fernando decidiu parar de estudar. Foi vender balas no sinal, e todo dinheiro que ganhava guardava para gastar com coisas para si.

- Não ajudava em casa, só pensava em si. Pensando sempre em conseguir mais dinheiro acabou envolvendo-se com os traficantes e em poucos meses já estava no bando.

- Certo dia a polícia entrou na favela, e Fernando foi baleado. Não resistiu aos ferimentos e desencarnou.

- Ao desencarnar passou por um longo período de pertubação. Nunca havia frequentado nenhuma religião, acreditava que a morte era o fim de tudo. Ao se dar conta de que a vida continuava orou a Deus, pediu perdão sincero por seus erros, e foi socorrido e levado a uma colônia por espíritos de luz. Teve muitas oportunidades de estudar e aprender algumas verdades sobre a vida. E passados alguns anos começou a se preparar para uma nova encarnação.

- Como será essa nova vida de Fernando?